top of page
  • Twitter Square

ARTE VESTÍVEL foi o conceito usado pela artista Verônica Alkmim França para definir seu trabalho no início dos anos 90 no Brasil. 

Verônica se posicionou na contramão dos grandes lançamentos editoriais e apostou, com criatividade, em outra proposta, criando um espaço original no campo da arte, sem quaisquer vínculos com grifes. 

Essa inovação  suscitou interpretações que trouxeram inúmeras discussões entre a linha fina que separa o design, a moda e a arte. Verônica inovou  apresentando seus trabalhos em exposições solo em museus e entidades culturais, inspirando gerações emergentes.

 

A  exposição de ARTE VESTÍVEL  foi inaugurada na Fundação Cultural de Curitiba, Paraná, em 1991. 

Foi, posteriormente, apresentada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em 1992, na Fundação Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, Brasil, em 1992, no Museu Nacional do Traje, em Lisboa, Portugal, em 1997.

MOLDE TITANE 33858 low.jpg

Verônica Akmim França é uma das pioneiras na introdução da Arte Vestível no Brasil. Iniciou seu trabalho criando vestidos de boneca. Sua experimentação infantil conduziu à elaboração de peças que apresentam, pelo uso inusitado de materiais, a criação de uma imagem lúdica, simultaneamente,irônica e reativa.

Produziu com materiais simples, disponíveis no cotidiano doméstico um trabalho singular, com estética apurada e de valor social, constituindo um acervo e documento de seu tempo e lugar.

Rompeu com os métodos tradicionais de modelagem ao modelar o corpo em si, tornado-o facilmente acessível.

bottom of page